Ferronato quer aprovar ampliação do Clínicas depois do carnaval

Após receber a diretoria do Hospital das Clínicas de Porto Alegre - pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - o líder do governo na Câmara Municipal, Airto Ferronato, requereu regime de urgência para o projeto que autoriza a construção dos prédios anexos da instituição. O objetivo da obra é ampliar a capacidade de atendimento do Clínicas. O pedido de urgência foi aprovado por unanimidade e a matéria deve ser votada na primeira quinzena de março.
Como interfere no sistema viário, ambiental e no patrimônio histórico municipal, a ampliação depende de aprovação do Legislativo. Na sessão desta segunda-feira (24), Ferronato assinalou que o processo de licitação está pronto e aprovado pelo governo federal, bem como as verbas igualmente foram liberadas. O vereador citou alguns números que justificam a agilização do processo. "Quando estiver concluído o anexo, a capacidade do hospital para atendimento da população irá aumentar em praticamente 100%", argumentou.
As principais áreas de ampliação serão a emergência, que irá de 1.700 para 5.129 metros quadrados; o bloco cirúrgico, que passará de 28 para 41 salas; e o centro de tratamento intensivo, que irá de 54 para 110 leitos. Já a sala de recuperação pós-anestésica terá 90 leitos e 60 poltronas. Atualmente, são 22 leitos.
A contrapartida da obra prevê a ampliação das Avenidas Protásio Alves e Ramiro Barcelos no entorno do Hospital. Além de melhorar o trânsito nos arredores, a ampliação é necessária porque será construída uma garagem subterrânea nos novos prédios.


Fernando Cibelli de Castro (RTB 6881).

Comentários

Postagens mais visitadas