Cursos para a Copa 2014 têm acesso difícil



Os cursos de qualificação profissional para treinamento de trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014 são difíceis de serem acessados pela população. Esta reclamação foi levada aos vereadores que integram a Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal de Porto Alegre hoje (19/4) pela União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa). "Nem tudo está claro nas ações sobre a Copa. Como acessar os cursos, por exemplo?", disse o presidente da Uampa, Sandro Ximendes.

O presidente da comissão, vereador Airto Ferronato (PSB), concordou com o representante da Uampa sobre a falta de clareza nas informações sobre os cursos. Segundo ele, há muitos agentes envolvidos no tema, mas não há um local específico que centralize as orientações aos interessados. Ferronato sugeriu à Prefeitura e aos demais órgãos e entidades envolvidos que montem um centro para atendimento no Mercado Público. "Está tudo espalhado. E as pessoas estão perdidas", argumentou.

Prefeitura e Senac

Representantes da Prefeitura e do Senac (responsável por ministrar os cursos) explicaram a sistemática do Pronatec, programa federal pelo qual estão sendo disponiblizados os cursos de qualificação. Conforme José Robaina, da Fasc, órgão da Prefeitura encarregado de fazer as inscrições, há exigências mínimas que os candidatos devem ter para participar do programa. "É preciso estar cadastrado e ter escolaridade mínima da 5ª série", explicou Robaina. Acrescentou que as inscrições podem ser feitas nas unidades do Sine no Centro e na Restinga e na própria sede da Fasc, na Avenida Ipiranga.

Maria Reginato, do Senac, disse que o Pronatec está oferecendo 25 mil vagas no RS e 3,4 mil em Porto Alegre. Segundo ela, até o momento cerca de 1,2 mil pessoas já se matricularam. "As inscrições para esta primeira etapa de cursos encerram-se dia 25 de abril", observou. (Assessoria de Imprensa CMPA)

Comentários

Postagens mais visitadas