Contribua para políticas de proteção ao idoso e desconte do seu IR


COMO CONTRIBUIR PARA O FUNDO DO  IDOSO

Agora você pode decidir onde uma parte de seu imposto pode ser investido, você pode contribuir para políticas de proteção e cuidado a idosos carentes em Porto Alegre.
As regras básicas são simples e semelhantes para pessoas físicas e jurídicas.
O valor do imposto de renda devido no ano – calendário poderá ser descontado um percentual para contribuições ao Fundo Municipal do Idoso, uma entidade ou projeto cadastrado no Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre.
 Verifique  se a entidade ou projeto esta em dia com suas documentações e cadastrados para receber os recursos, então você pode contribuir para o Fundo indicando a entidade beneficiada.

Quem pode doar com isenção:

Pessoas físicas: para descontarem do imposto devido no ano – calendário, podem contribuir até 6% desde que declarem no formulário completo.
Pessoas jurídicas: para descontarem do imposto devido no ano – calendário, podem contribuir até 1% do lucro real.
O valor doado via isenção, deixa de entrar nos cofres da união, compensa via isenção fiscal, a parte do imposto devido que não foi recolhida para efeitos de quitação do contribuinte junto ao fisco.

Como fazer as doações:

Passo 1 :
Verifique se você  preenche os requisitos para fazer uma doação incentivada, as pessoas jurídicas devem ser tributadas pelo lucro real e pessoas físicas devem utilizar o formulário completo da declaração.
Passo 2:
Entre em contato com o COMUI ( Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre), caso você não saiba a quem doar, verifique com o conselho as prioridades locais para melhorar a situação dos idosos carentes. Solicite a conta bancária do conselho para contribuição.
Passo 3:
Faça a doação e envie uma cópia do comprovante de depósito para o conselho. A seguir solicite o envio do recibo de contribuição, pois ele é o comprovante de contribuição junto a Receita Federal.
Caso você tenha interesse em conhecer mais de perto as ações financiadas por suas contribuições, entre em contato com o Conselho do Idoso de Porto alegre, verifique também outras possibilidades de participar.

Comentários

Postagens mais visitadas