Autoridades anunciam pelo menos mil leitos até 2014

Como presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014, Airto Ferronato recebeu diversas autoridades da área de saúde pública de Porto Alegre na quarta-feira (08/06). A secretária-adjunta da Saúde de Porto Alegre, Carolina Santanna, revelou que o município planeja construir pelo menos mil novos leitos até a Copa de 2014 para atendimentos de emergência de média e alta complexidade.

Ferronato assinalou que existe morosidade para fazer com que os projetos visando à Copa saiam do papel e que a Comissão da Copa vem atuando em sintonia com Secopa para ajudar no encaminhamento dessas propostas. Carolina disse ainda que os projetos relacionados com a área da saúde, a princípio, serão financiados pelo governo federal, mas dependem de uma série de negociações que estão em andamento em Brasília. 


Ela adiantou que os projetos finais das cidades-sede da Copa serão examinados num seminário marcado para os dias 28 e 29 de julho próximo, na capital federal. 



O representante do Instituto de Cardiologia, Elvis Prestes, informou que o hospital deverá alocar R$ 1,2 milhão somente para a construção de uma nova ala capaz de atender atletas e integrantes do comitê da FIFA, pessoal de imprensa e autoridades, inclusive com cirurgias de alta complexidade como transplantes. 


Prestes salientou que desde a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, há um monitoramento da incidência de infartos e de mortes súbitas relacionadas com jogos de futebol decisivos. 


Segundo o cardiologista, nas etapas de mata-mata do torneio na Alemanha, o número de pessoas que morreram em hospitais triplicou, em comparação com outros períodos.


No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e Organização Mundial de Saúde irão monitorar a incidência de enfermidades cardíacas relacionadas com o estresse provocado por partidas decisivas de futebol, como prosseguimento da pesquisa realizada na Alemanha.

Articulação

Representante do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, o ex-secretário da Saúde Germano Bonow, questionou se existe uma articulação capaz de colocar em prática os projetos que estão em discussão. Ficou acertado que, para agosto, uma nova reunião da Comissão da Copa deverá debater o tema da saúde, com a presença de grupos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde, já pautada em cima das diretrizes que serão tomadas ao final de julho em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas