Porto Alegre ainda não tem COT no padrão FIFA

PUC é uma solução para Ferronato

Se a Copa do Mundo fosse realizada hoje, Porto Alegre não teria como atender ao caderno de encargos da FIFA no que se refere aos (COTs) – sigla em português para campos oficiais de treinamento. A informação é do presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Airto Ferronato (PSB). Ferronato e um grupo de vereadores da comissão conversou com representantes da PUC na quarta-feira (25/05), às 10h, para estudar a viabilidade de a Universidade sediar pelo menos um COT.
 O primeiro encontro ocorreu na Tecnopuc. Posteriormente, a Comissão da Copa esteve na Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (FEFID), onde está localizado o complexo esportivo da universidade, incluindo o estádio de futebol.

Segundo o diretor da FEFID, Luciano Castro, integrante de comitê da universidade que organiza a participação da instituição na Copa, o estádio do centro desportivo conta com dois mil assentos, 200 a mais do que o exigido da Fifa. Além disso, a universidade tem condições de atender a todas as exigências para que seu complexo desportivo venha servir como um dos campos de treinamento em 2014. A Fifa quer pelo menos três por cidade-sede.
Encargos

Dentre as especificações contidas no caderno de encargos da Fifa, consta um campo de futebol com dimensões de 105 x 68 metros, quatro toaletes com um mínimo de 11 chuveiros, 23 espaços de armários individuais para os jogadores, equipamentos para preleções em sistema multimídia tais como DVD, datashow, centros de fisioterapia, vestiários com 100 metros quadrados e estádio com iluminação de 1,5 mil lux.
Além disso, os centros de treinamento devem manter infraestrutura de comunicação para centenas de jornalistas, incluindo rede wireless, estacionamento numerado, rede elétrica, gás, aquecimento, ar condicionado, ambulatório médico bem equipado, centro de fisioterapia e cabeamento para exposição de mídia externa. De acordo, com o diretor do FEFID, para atender todas essas exigências, a universidade precisaria realizar pequenas adequações como a transformação de uma sala embaixo das arquibancadas em centro de imprensa.
Castro garantiu que o espaço físico do complexo desportivo da PUCRS tem todas as condições de atender às exigências da Fifa e que por ter sido construído junto a uma moderna faculdade de educação física e a um hospital-escola, a universidade tem condições inclusive de superar as expectativas do comitê gestor da Copa.

Comentários

Postagens mais visitadas