Ferronato protocola projeto que cria o Pólo Educacional do Centro Histórico

O vereador Airto Ferronato (PSB) protocolou projeto de lei, nesta segunda-feira (14/06), que cria o Pólo Educacional do Centro Histórico de Porto Alegre.
A proposição tem como objetivo estabelecer uma referência conceitual, sendo um marco de reconhecimento da importância da educação para a vitalidade do nosso Centro Histórico, além de contribuir para melhorar as suas condições de uso.
As discussões sobre essa iniciativa iniciaram em 2009, na revisão do Plano Diretor para o Centro e Cais Mauá, temática que teve Ferronato como relator e uma participação ativa de diversas instituições de ensino da região.
Há no Centro Histórico de Porto alegre mais de 80 instituições de ensino, entre escolas, cursos e faculdades, que atraem em torno de si aproximadamente 25 mil alunos por dia, contando com o complexo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seguramente, trata-se de um das maiores concentrações, entre as capitais brasileiras, de alunos e instituições de ensino localizados no Centro Histórico da cidade.
Estudantes - em suas grande maioria jovens, professores e funcionários, provenientes dos mais diversos estabelecimentos de ensino, são cidadãos que correspondem à cerca de 70% da movimentação no Centro à noite.
O projeto teve como inspiração o “Corredor Cultural do Centro Histórico”, que passa majoritariamente pela Rua dos Andradas, entre a Usina do Gasômetro e o Mercado Público  e que tem apresentado bons resultados na reanimação daquele espaço.
Assim, considerando algumas deficiências apontadas pelas instituições de ensino, como a precariedade da iluminação pública em diversos pontos do centro; falta de uma rota de policiamento no entorno dos estabelecimentos; ausência ou falta de funcionamento das câmeras de vídeo-monitoramento; inexistência de áreas especiais para estacionamento à noite e baixo fluxo de ônibus no horário de término das aulas, entre outras, a proposta visa também criar condições para que as instituições e seus arredores sejam contemplados pelo executivo municipal, através das secretarias competentes, com a instalação de equipamentos públicos adequados e com a realização de ações direcionadas.

Comentários

Postagens mais visitadas