Ferronato propõe Título Cidadão de Porto Alegre a Lauro Hagemann

O Vereador Airto Ferronato protocolou hoje, 11/12, Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre para o jornalista, radialista e político Lauro Hagemann. O processo tem o número 05941/2009.
Lauro Hagemann é natural de Santa Cruz do Sul, onde teve suas primeiras experiências profissionais na Rádio de mesmo nome do município.
Em 1950, Hagemann veio para Porto Alegre. Logo, foi trabalhar na Rádio Progresso de Novo Hamburgo, onde permaneceu por três meses. No dia 1º de junho de 1950, Lauro estreava como Repórter Esso, na Rádio farroupilha, função que desempenhou por aproximadamente 14 anos.
Em sua trajetória política, Lauro foi Presidente da União Estadual dos Estudantes/RS, fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Radialistas do RS, presidente do Sindicato dos Jornalistas Gaúchos, fundador da CUT e membro da sua primeira executiva, exerceu 05 mandatos na Câmara Municipal de Porto Alegre e 01 mandato na Assembléia Legislativa.
Após a legalização do PCB, em 1985, integrou a primeira bancada comunista da Câmara Municipal de Porto Alegre e o Diretório Nacional do PCB, disputando inclusive a presidência nacional do “Partidão” com Roberto Freire e o centenário arquiteto Oscar Niemeyer. Em 1991, participa do Congresso Extraordinário do PCB, onde o partido decide mudar seu nome para Partido Popular Socialista (PPS), optando por deixar a sigla em 2001.
Em outubro de 2007, Lauro retornou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda pela qual foi candidato a vereador em 1963 e exerceu mandato de 1964 a 1966.
Em 2010, Hagemann completa 80 anos de vida, vivida intensamente com plenitude, profissionalismo e doação às suas convicções. É uma espécie de referência ética para os radialistas e os jornalistas do Rio Grande do Sul.
Por isso, a concessão do título de Cidadão de Porto Alegre a Lauro Hagemann demonstra o reconhecimento justo da nossa cidade à sua trajetória exemplar e aos seus relevantes serviços prestados.
Fotos: www.carosouvintes.org.br e Gabinete Ver. Ferronato

Comentários

Postagens mais visitadas