Ferronato aprovou 04 emendas ao Projeto de Revitalização do cais Mauá


Foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, às 22h42min desta segunda-feira (21/12), com 29 votos favoráveis e 05 contrários, o projeto que estabelece novo regime urbanístico para o Cais Mauá.
Os empreendimentos previstos para a área deverão ser realizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será sede da Copa do Mundo de Futebol.
A área do Cais Mauá em questão tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da Rua Coronel Vicente esquina com Avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do Município.
Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, a revitalização do Cais Mauá deve gerar 3 mil empregos diretos e prevê a criação de áreas para comércio (shopping, gastronomia, hotel), turismo, lazer e cultura.
Na área, que abriga 11 armazéns tombados pelo patrimônio histórico, serão permitidas edificações de até 14 metros de altura, ao lado da Usina do Gasômetro; 32 metros em frente à praça Brigadeiro Sampaio e 100 metros nas proximidades da Rodoviária - pelo Plano Diretor aprovado recentementem, a altura máxima permitida em Porto Alegre é de 52 metros. Em todos os casos, ficou vedado o uso residencial das construções.
Das 13 emendas aprovadas ao projeto, 04 são de autoria do Vereador Ferronato:
Emenda 20 - Possibilidade de construção de uma passarela sobre a Avenida Mauá, ligando o Centro Popular de Compras com a área do Cais Mauá a ser revitalizada.
Emenda 22 - Com uma diretriz estratégica, fica projetado a criação do “Centro da Juventude – laboratório de desenvolvimento da criatividade e empreendedorismo em cultura, esporte e inovação”.
Emenda 27 - Fica assegurado local de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de turismo próximo ao Portão Central da área do Cais, com infra-estrutura de terra adequada, bem como fornecimento de água, luz e sala apropriada para recepção de passageiros e venda de ingressos.
Emenda 38 - Assegura um percentual de utilização dos Armazéns do Cais, a ser definido em Edital, para utilização de ações coletivas e eventos, tipo feiras e outras manifestações culturais, artísticas e/ou esportivas, bem como espaço para constituição de um centro referencial de leitura.
Imagem: Ricardo André Frantz

Comentários

Postagens mais visitadas