Vereadores conhecem experiência do Porto de Rosário, na Argentina

Como relator do projeto de revitalização do Cais Mauá em tramitação na Câmara Municipal, Ferronato visitou nesta semana, acompanhado dos vereadores Adeli Sell e Valter Nagelstein, o projeto urbanístico de uso da orla do rio Paraná em Rosário, Argentina.
Rosário é uma cidade bastante semelhante a Porto Alegre, tanto por sua localização às margens de um importante rio quanto por sua população de 1,2 milhão de habitantes. Desenvolve há cerca de doze anos um processo extremamente bem sucedido de planejamento urbano e revitalização de sua orla.
Os vereadores foram recebidos pela Municipalidade de Rosário, Câmara de Vereadores e autoridades portuárias, participando de intensa agenda que incluiu reuniões, debates e visitas à operação urbanística realizada numa importante faixa costeira. Os vereadores conheceram o projeto de valorização e acessibilidade universal que é implantado em mais de 17 quilômetros da orla do rio Paraná, com especial ênfase no Centro Histórico e na área portuária daquela cidade. Nosso Cais Mauá tem 1,8 quilômetro quadrado e 3,3 quilômetros de extensão. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do município.
Na visita, constatou-se que é preciso um projeto global para a área costeira, prevendo sua utilização democrática pelo conjunto da população, devendo ser evitados projetos segmentados que não estejam inseridos em uma proposta urbana global e integrada. Foi consenso entre os visitantes que a implantação de um projeto desta envergadura depende de parcerias público/privadas, sendo fundamental, entretanto, que as concessões permaneçam sob controle público.
Conforme informado, em Rosário é determinado que 20% do investimento privado nas áreas de concessão deve ser aplicado em contrapartidas que beneficiem o conjunto da população da cidade, como habitações populares, recuperação de áreas degradadas ou em obras definidas pela municipalidade.
Um dos principais aprendizados trazidos de Rosário é que, para que algo semelhante possa ter sucesso também em nossa cidade, é imprescindível um plano estratégico urbano, ambiental e econômico de longo prazo, que seja promovido por instâncias de planejamento de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
Fonte: www.camarapoa.rs.gov.br

Comentários

  1. SE TEMOS ALGUM ESPAÇO QUE NÃO ESTÁ SENDO OCUPADO,DEVEMOS FAZER ALGO QUE TRAGA BENEFÍCIO A CIDADE E A POPULAÇÃO. DIGO COM CERTEZA DE QUE O NOSSO VEREADOR FERRONATO TEM TODA A CAPACIDADE DE FAZER COM QUE ISTO SE REALIZE. UM GRANDE ABRAÇO E SUCESSO NA SUA CAMINHADA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas