Revitalização do Centro e do Cais do Porto


Na revisão do Plano Diretor, Ferronato é relator dos projetos especiais para o Centro e Cais do Porto. Nesta comissão, o trabalho está sendo conduzido sob dois enfoques: analisar a proposta do executivo e ouvir os atores sociais e econômicos envolvidos com os espaços em discussão.
O equilíbrio entre conservação do patrimônio histórico com a retomada do dinamismo econômico e social, em paralelo com a preservação do meio ambiente e com a vocação turística da Orla do Guaíba, é ponto estratégico na proposição de diretrizes sustentáveis e factíveis para o espaço central da cidade.
Em que pese o novo projeto do Cais do Porto ainda não ter chegado à Câmara de Vereadores – o que está atrasando o relatório – pode-se adiantar que intervenções começam a ser propostas, na perspectiva de aproximar a cidade do rio e de compatibilizar vários projetos em discussão, como:
- Tornar subterrânea a Av. Mauá em toda sua extensão, assim como a Av. Loureiro da Silva até a Augusto de Carvalho. Da mesma forma o trecho do Trensurb a partir da Estação Rodoviária;
- Construção de um parque no entorno do Gasômetro, com a ampliação da Praça Brigadeiro Sampaio;
- Criação de estacionamentos subterrâneos em praças e esplanadas, a exemplo do Largo Glênio Peres;
- Implantação de um curso de graduação da UFRGS no Cais, bem como a criação de um Centro de Juventude, com atividades ligadas ao esporte, a cultura e a inclusão digital.
Além disso, a questão mais polêmica de todas a ser enfrentada é o muro da Mauá, sem desconsiderar a necessidade de um sistema protetor contra cheias.
Com a contribuição dos vereadores, universidades e especialistas no assunto, busca-se apresentar diretrizes, de médio e longo prazo, que possam ajudar efetivamente na construção de uma cidade moderna e dinâmica.

Comentários

Postagens mais visitadas