Definição de Porto Alegre como sede da Copa 2014 reafirma a importância da Câmara Municipal debater esse assunto


A escolha de Porto Alegre como cidade sede da Copa em 2014 deve provocar mudanças estruturais profundas na Capital. Agora, o debate sai do plano teórico e entre no campo prático.
Muitos investimentos deverão ser realizados pelas diferentes esferas de governo e pela iniciativa privada, deixando um legado importante que modificará nossa cidade e região em diversas áreas. Pelas estimativas iniciais, é possível chegarmos a um total em torno de 5 bilhões de investimentos somente em Porto Alegre.
Obras vultosas há muito tempo esperadas como a linha 2 do Metrô, os Portais da Cidade, a Rodovia do Parque (BR 448) e a nova ponte sobre o Guaíba, entre outras, têm agora a oportunidade de saírem do papel. Além disso, áreas como saneamento, saúde, segurança, trânsito, energia, comunicações, rede hoteleira e estádios também deverão receber investimentos, visto que estarão sendo avaliadas pela FIFA.
A Câmara Municipal de Porto Alegre não pode ficar alheia a este processo e deve cumprir seu papel, seja colaborando na busca dos recursos ou fiscalizando a aplicação dos mesmos.
Neste sentido, a primeira ação do vereador Airto Ferronato neste mandato foi apresentar Projeto de Resolução 01/2009 (Proc. 268/09), propondo a criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, a ser instalada a partir de 01 de janeiro de 2010, com o propósito de subsidiar o Poder Legislativo, para que essa Casa possa atuar efetivamente na construção deste evento e do seu legado, contribuindo para uma grande mobilização e apoio de todos os segmentos envolvidos, potencializando a ação da Secretaria Municipal específica sobre o assunto.
Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR), já tendo recebido parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Comentários

Postagens mais visitadas