Guaiba: rio ou lago, questionam entidades civis


Definir se o Guaíba é um rio ou um lago. Esta foi uma das principais questões debatidas pelos integrantes do Fórum de Entidades, durante a noite desta quarta-feira (15/4). “Foi criada a farsa do lago para se adonarem da área”, afirmou Henrique Cezar Wittler, da Associação Amigos do Jardim Botânico, ao levantar o assunto. A reunião, realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, discutiu temas ligados ao Centro e ao Cais do Porto, uma das comissões temáticas da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).
O Fórum de Entidades reúne mais de oito dezenas de representações da sociedade civil que acompanham a tramitação do projeto de lei do Executivo que revisa o PDDUA. Reunindo-se semanalmente desde o ano passado, o Fórum já produziu 87 emendas. “Todas serão consideradas e deverão ser novamente avaliadas”, garantiu o vereador João Pancinha (PMDB) – 1º vice-coordenador do Fórum, que abriu os trabalhos. O vereador afirmou ainda que não existe data final definida para a apresentação de emendas ao projeto.
Relator da 4ª Comissão Temática – Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto, o vereador Airto Ferronato (PSB) disse que o relatório precisa ser uma construção conjunta: “Por isso, esse debate é positivo e necessário”. Conforme o vereador, não é possível pensar estratégias de futuro para Porto Alegre escondendo o Guaíba. “É um rio, e precisa ser mostrado”, afirmou. Ainda segundo Ferronato, não haverá nenhum relatório sem que sejam conhecidos antes os projetos existentes para o Centro e o Cais.
Mais informações: http://www.camarapoa.rs.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas